(11) 4221.6690
97232.9584
sos-antoniopadovani@hotmail.com

Maior abelha do mundo é encontrada depois de 40 anos desaparecida

O inseto, quatro vezes maior que uma abelha comum, foi localizado em uma floresta na Indonésia. Ele não era visto desde 1981.

O que você faria se uma abelha como a da imagem acima pousasse no seu refrigerante? Certamente, espantá-la despretensiosamente talvez não seja a atitude mais correta (e segura). E se te falarem que ela possui mandíbulas, mede 6 centímetros e é quatro vezes maior que uma abelha comum? É, melhor nem arriscar.

O inseto em questão é a abelha gigante de Wallace (Megachile pluto), a maior entre as espécies de abelha conhecidas e que foi redescoberta recentemente por um grupo de pesquisadores. “Redescoberta” porque ela não era vista por cientistas há quase quatro décadas. O último registro da sua aparição data de 1981, 38 anos atrás.

Uma fêmea da espécie foi achada nas florestas da Indonésia, nas ilhas de Molucas do Norte, um arquipélago localizado no nordeste do país, próximo ao sul das Filipinas. O nome da abelha veio do explorador britânico Alfred Russel Wallace, que a descobriu durante uma viagem para esta mesma região.

“Um grande inseto parecido com uma vespa preta e com imensas mandíbulas, assim como um besouro veado”. A descrição, que mais parece a de um monstro de filme de terror dos anos 1930, foi o relato de Wallace sobre a abelha, em 1858. Além dos animais que encontrou, o explorador é lembrado por ter formulado a teoria da seleção natural quase que ao mesmo tempo que Charles Darwin.

Fonte.

Share