(11) 4221.6690
97232.9584
sos-antoniopadovani@hotmail.com

Abelhas são protegidas por lei. Você sabia?

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) não permite que esses insetos sejam eliminados, sendo protegidos pela Lei nº 5197, de 03/01/67.

Os problemas decorrentes destes insetos geralmente são ocasionados pela formação de colmeias ou vespeiros em locais próximos a presença ou movimentação de pessoas. As abelhas e vespas podem picar pessoas ou animais quando molestadas para defender o seu abrigo

Outro problema é a ocorrência de enxame viajante de abelhas. Isso ocorre quando uma parte das abelhas de uma colméia, em determinadas condições (colméia muito populosa, por exemplo), pode abandonar sua morada à procura de novo abrigo e pousam em algum lugar, para pernoitar ou descansar por algum tempo. Geralmente estes insetos chegam voando e zumbindo. Gradativamente vão se agrupando em torno da rainha, formando uma espécie de cacho ou bola de insetos. Caso esse local não ofereça abrigo contra chuva, sol, vento ou outras condições para a instalação da colméia, elas irão embora à procura de outro abrigo.

Cuidados que se deve tomar:

Tanto para os casos de abrigos (colmeias ou vespeiros), como para os casos de enxames viajantes, devem ser tomados os seguintes cuidados:

Não se aproximar do abrigo ou do enxame e evitar o trânsito de pessoas ou animais no local, para que os insetos não se sintam ameaçados e piquem.

Não permitir que pessoas não habilitadas tentem resolver a situação através de meios como fogo, jato de água, inseticidas, entre outros, porque esses poderão se sentir ameaçados e a situação fugir do controle podendo ocorrer ataques e acidentes por toda a vizinhança.

Como remover colmeias de abelhas, vespeiros ninhos de marimbondo:

NÃO tente executar tais serviços se não tiver preparo específico para isso. O serviço de apicultores exige muito preparo e seriedade e apresenta riscos. Além disso, apenas pessoas capacitadas podem fazer remoções sem danos aos insetos.

Entre em contato com o sr. Toninho das Abelhas e agende seus serviços: 4421.8396 | 4221.6690 | 97232.9584 | 5996.0123 | contato@sosabelha.com | antoniopadovani@bol.com.br

Saiba também:

No caso de colméias ou vespeiros instalados, ligar para o telefone 156 e forneça as seguintes informações: nome do responsável pelo imóvel, endereço do local onde os insetos estão instalados, telefone para contato, situe onde está localizado a colméia ou vespeiro, (como exemplo dentro do forro, no beiral da casa) e há quanto tempo está no local. Aguarde atendimento sem mexer com os insetos para evitar acidentes. O serviço é agendado previamente com o solicitante através telefone. O serviço é gratuito.

Caso haja pessoas picadas, procure a unidade de saúde mais próxima ou outro serviço médico para atendimento adequado.

No caso de acidentes com animais de estimação, procure os serviços veterinários.

Share